FIDA realiza nova missão de supervisão do Projeto Dom Távora realizado pelo Governo de Sergipe

Projeto Dom Távora | | 14:00h

Adaptada às condições da pandemia, avaliação de resultados será realizada inteiramente por videoconferências

Começou na última segunda-feira (13) e segue até o dia 24 de julho, mais uma missão de supervisão do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ao Projeto Dom Távora, em Sergipe. Atendendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19, todo o trabalho será realizado de forma remota por meio de videoconferências. A missão tem o objetivo de avaliar os resultados do projeto, executado pela instituição internacional em parceria com o Governo do Estado, que já frutificou em 154 projetos de negócios rurais implementados no interior sergipano.

O secretário de estado da Agricultura, André Bomfim, destacou que o projeto vem contribuindo para o desenvolvimento das comunidades rurais e, em especial, neste ano de 2020, viabilizou ações de enfrentamento da Covid-19 junto às populações do campo. “Com apoio do FIDA, já conseguimos adquirir e distribuir máscaras de proteção respiratória, feitas por costureiras rurais, para as comunidades quilombolas atendidas pelo Projeto Dom Távora. Foram também compradas e distribuídas 28 toneladas de sementes de milho e feijão. E, ainda neste segundo semestre, lançaremos edital para compra de alimentos da agricultura familiar para contribuir com o escoamento da produção, que tem sido um gargalo neste período da pandemia, e beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, com investimento aproximado de R$ 130 mil”, disse o secretário.

A abertura oficial da missão através de videoconferência contou com apresentação sobre “os avanços do projeto”, feita pelos coordenadores e técnicos do Projeto Dom Távora. Esta primeira reunião virtual ampliada contou com a participação da equipe de supervisores do FIDA com os especialistas de Uganda, do Quênia, do Brasil e da sede do organismo, em Roma, na Itália; também consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI); e representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Segundo dados apresentados pela coordenação do Projeto Dom Távora, já foram financiados 154 projetos beneficiando, principalmente, as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, avicultura, artesanato e piscicultura, dentre os quais, 76 projetos já concluíram sua fase de implementação, e outros 46 estimam concluir até o final do ano. “Conquistamos avanços importantes graças ao trabalho coletivo, que tem contribuição de várias instituições, como FIDA, PNUD, Emdagro, Pronese, que se somaram aos técnicos do projeto para chegar a este resultado positivo”, destaca o coordenador geral do Projeto Dom Távora, Gismário Nobre.

O chefe de missão FIDA e oficial de programas para o País, Leonardo Bichara, apresentou os membros da missão e disse que, nestas duas semanas, trabalharão junto às equipes do Governo de Sergipe para “avaliar o progresso da execução física do projeto no último ano e fazer recomendações para a sua conclusão em 2021”. Além de reuniões virtuais, a missão conta ainda com informações, fotos e vídeos enviados por beneficiários, que mostrarão os resultados dos projetos produzidos em suas respectivas comunidades, envolvendo as áreas de produção, comercialização, dificuldades e experiências exitosas.

Além de Leonardo Bichara, também são membros da missão FIDA: Emmanuel Bayle [coordenador técnico e especialista em desenvolvimento rural], e os especialistas Danilo Pisani [gestão financeira], Diogo Nascimento [contratações, aquisições e arranjos institucionais], Rodrigo Dias [planejamento, monitoramento e avaliação], Richard Abila [aquicultura e piscicultura], Marcelo Braga [avaliação de impacto e assessoria técnica], Ana Clara Lesser [gênero, agroecologia e segurança alimentar], e Juma Bukomba [documentação].

Compartilhe


Mais Notícias


Oportunidade de trabalho para lançamento de dados no sistema Data.FIDA

Projeto Dom Távora | 13.08.20 | 15:00h

Duas vagas são para o Projeto Dom Távora, que é executado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura.

CEASA de Itabaiana irá gerar cerca de 600 postos de trabalho e ampliar escoamento da produção agrícola no Agreste

CEASA Itabaiana | 12.08.20 | 11:00h

A estimativa é que sejam internalizadas 6.800 toneladas de alimentos hortifrúti e carnes de modo geral

Crédito Fundiário beneficia mais 30 famílias em Poço Redondo

Crédito Fundiário | 10.08.20 | 10:00h

Programa investiu R$ 2,7 milhões na compra da terra, investimentos iniciais em infraestrutura da propriedade e assistência técnica rural

Sergipe registra bom momento da cadeia produtiva do leite

Pecuária | 03.08.20 | 12:00h

Seagri e FAESE comentam alta da produção e recuperação do preço do litro de leite

Missão de Supervisão do FIDA avalia positivamente a execução do Projeto Dom Távora pelo Governo de Sergipe

Projeto Dom Távora | 27.07.20 | 15:00h

Projeto sergipano, que já beneficiou 9.856 famílias, é considerado um dos mais proativos nas ações mitigadoras da pandemia de Covid-19

Agricultura familiar continua como alternativa viável de atividade econômica durante a pandemia

Agricultura | 25.07.20 | 11:00h

Estimativa de safra é positiva para 2020, e poder público e agricultores unem esforços para encontrar alternativas de escoamento