Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola realiza missão de apoio ao Projeto Dom Távora, em Sergipe

Projeto Dom Távora | | 08:00h

Em parceria com Governo do Estado, projeto contribui com a mitigação da pobreza rural em 15 municípios

A Secretaria de Estado da Agricultura do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) recebeu, nesta semana, a primeira missão do ano realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em apoio ao Projeto de Negócios Rurais para Pequenos Produtores – Projeto Dom Távora. A comitiva esteve em Sergipe entre os dias 2 e 6 de fevereiro, auxiliando no planejamento das ações do acordo de empréstimo internacional, firmado com o Governo do Estado para 2020. 

Uma das principais atividades da visita foi o lançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, realizado na quarta-feira (5), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado – Sindijor. O concurso premiará as melhores reportagens sobre os projetos financiados pelo FIDA em 11 estados do Brasil. Em Sergipe, o FIDA financia o Projeto Dom Távora, executado pelo Estado, através da Seagri. O lançamento contou com a presença de representantes do Semear Internacional e profissionais da imprensa sergipana.

O secretário da Agricultura, André Bomfim, agradeceu a parceria com o FIDA e avaliou como importante a presença deste órgão das Nações Unidas e o papel de acompanhamento que realiza nos estados, para legitimar a aplicação dos investimentos públicos. “A presença proativa do FIDA, suas fiscalizações e recomendações validam nosso trabalho enquanto gestores públicos. Nos dá a segurança de que os investimentos estão sendo rigorosamente aplicados”, disse.

O oficial do FIDA para a Divisão da América Latina e Caribe, Leonardo Bichara, transmitiu o sentimento de entusiasmo com os avanços do projeto. “Nossa parceria com Sergipe tem sido bastante satisfatória no sentido de levar Planos de Negócios para as comunidades do Semiárido e do Baixo São Francisco. Ampliou-se o número de projetos financiados, aumentando o percentual de famílias atendidas pelo projeto com investimentos em negócios rurais, capacitação e assistência técnica. Além disso, fomos informados de que 70 planos de negócios (46%) já estavam encerrados com prestação de contas, o que constitui um avanço significativo com relação à missão anterior”.

A Missão do FIDA foi composta por Leonardo Bichara Rocha (Chefe de Missão), Frederico Lacerda (Especialista em Aquisições e Contratações), Adriana Martins (Especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação) e Cintia Guzman (Especialista em Gestão do Conhecimento e Apoio a Monitoramento e Avaliação). O coordenador de programa do PNUD de Salvador Leonel Neto participou como convidado.

Projeto Dom Távora

Atualmente, o Dom Távora executa 154 planos de negócios, em 15 municípios do Estado, nos seguintes territórios: Centro Sul - Tobias Barreto, Poço Verde e Simão Dias; Território Agreste Central e Médio Sertão - Pinhão, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Graccho Cardoso e Aquidabã; Território do Baixo São Francisco - Japoatã, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Pacatuba, Brejo Grande, Neópolis e Canhoba. Com investimento de R$ 46 milhões, o projeto beneficia 6.056 famílias, das quais 2.974 são mulheres, 2.841 homens, 1.545 jovens e 572 quilombolas.


 

Compartilhe


Mais Notícias


Prêmio Semear Internacional de Jornalismo abre inscrições nesta quarta-feira

Projeto Dom Távora | 01.04.20 | 16:10h

Tem início nesta quarta-feira (01/04), o período de inscrições para o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, que irá escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais apoiadas pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento ...

CORONAVÍRUS | Secretários da Agricultura do Nordeste propõem medidas ao governo Federal para minimizar impactos na agricultura familiar

Agricultura | 01.04.20 | 13:00h

A Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe (Seagri) e as demais secretarias Estaduais da Agricultura do Nordeste pleitearam à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, um conjunto incentivos para a agricultura familiar, diante das medidas ...

CORONAVÍRUS | Garantia-Safra prorroga prazo de pagamento de boletos de adesão dos agricultores

Garantia Safra | 25.03.20 | 12:00h

Agricultores familiares que aderiram ao Programa Garantia-Safra (GS) terão mais tempo para pagamento do boleto que confirma sua adesão ao seguro.

Comunidades rurais sergipanas atendidas pelo Projeto Dom Távora participarão do ‘Terra Madre Brasil

Projeto Dom Távora | 13.03.20 | 12:00h

Evento acontece de 11 a 14 de junho em Salvador (BA), sendo considerado o grande encontro do movimento Slow Food pelo direito à alimentação boa, limpa e justa para todos

Secretarias da Agricultura de Sergipe e Bahia planejam intercâmbio de experiências de recaatingamento do semiárido e casas de sementes

Agricultura | 13.03.20 | 11:00h

Na última quarta-feira, 11, o assunto foi discutido em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), com representantes da Seagri Sergipe.

Técnicos do Projeto Dom Távora são capacitados em sistema digital de gestão e monitoramento “Data FIDA”

Projeto Dom Távora | 11.03.20 | 09:30h

Ferramenta foi desenvolvida pelo Programa Semear Internacional e está sendo implementada em todos os Projetos realizados nos estados.