Governo de Sergipe entrega Centro Social de Reforma Agrária em Estância

Agricultura | | 09:00h

Com 160m², obra foi executada pela Seagri e Cehop, com recursos de emenda parlamentar do deputado João Daniel

Agricultores e agricultoras da região Sul de Sergipe agora possuem o Centro Social de Reforma Agrária José Alberto dos Santos. Inaugurado no final da última semana pelo governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), o Centro fica localizado no Assentamento Caio Prado, a 8 km da sede do município de Estância. A solenidade que demarcou sua abertura oficial foi marcada pela simplicidade e emoção, com homenagem ao ex-dirigente do MST [Movimento Sem Terra], José Alberto, conhecido como “Careca” - falecido há cinco meses. Também homenageado, o agricultor José Antero de Almeida emprestou o seu nome ao auditório do complexo.

O Centro de Reforma Agrária tem 160m² de área construída, dispondo de auditório, recepção, sala administrativa e sanitários. A obra foi viabilizada pela Seagri, com execução direta da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe (CEHOP), a partir de um investimento de R$ 216.089,77 advindos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Federal João Daniel. “Esse centro social estará à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras sergipanos para o cooperativismo, formação, educação e cultura. Enfim, para atividades voltadas para o desenvolvimento social e econômico da região”, afirmou o dirigente nacional do MST, José Roberto, que prestigiou o lançamento.

O secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, destacou que este é o primeiro centro entre os que serão inaugurados em 2020 no Estado. “Estamos entregando esse prédio e, dentro de 60 dias, entregaremos mobiliários e equipamentos que darão a estrutura de funcionamento, como cadeiras, freezer, ar-condicionado, armário de aço, bebedouro, birô, projetor multimídia com tela e computador, etc. Por coincidência, hoje também está acontecendo a licitação para a construção de mais dois Centros de Reforma Agrária, também frutos de emenda parlamentar do deputado João Daniel. Um será em Canindé de São Francisco e outro em Poço Redondo. Ainda em fevereiro, acontecerá também a licitação para as obras do Quissamã. São varias ações que marcam a gestão do governador Belivaldo Chagas pela valorização e desenvolvimento do setor agropecuário”, afirmou André.

Homenagem
Presente na inauguração, o deputado federal João Daniel destacou a homenagem realizada com a abertura do espaço. “Nós estamos aqui homenageando um grande companheiro do MST que nos deixou faz pouco tempo: José Alberto, o ‘Careca’. Esta é a casa da Reforma Agrária para apoiar os movimentos de toda região, em especial, o Assentamento Caio Prado e o MST. É emenda parlamentar nossa, em parceria com a Seagri, para melhorar a organização em reuniões, atividades educativas e culturais”, disse o deputado federal.

Em poucas palavras, a viúva do homenageado, Ana Silvia, lembrou a principal bandeira levantada pelo seu marido. “Ele era amante da luta, viveu em favor da reforma agrária”. Também o dirigente regional do MST, Gil Cláudio, ressaltou a importância da trajetória do homenageado. “Marcar esse centro social como o nome de José Alberto, nosso ‘Careca’, é um reconhecimento à sua história pela reforma agrária, pelo MST e pela organicidade dos trabalhadores na região Sul do Estado. Uma história realmente construída com muita dedicação, que merece nossa homenagem”, concluiu o dirigente.

Compartilhe


Mais Notícias


Prêmio Semear Internacional de Jornalismo abre inscrições nesta quarta-feira

Projeto Dom Távora | 01.04.20 | 16:10h

Tem início nesta quarta-feira (01/04), o período de inscrições para o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, que irá escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais apoiadas pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento ...

CORONAVÍRUS | Secretários da Agricultura do Nordeste propõem medidas ao governo Federal para minimizar impactos na agricultura familiar

Agricultura | 01.04.20 | 13:00h

A Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe (Seagri) e as demais secretarias Estaduais da Agricultura do Nordeste pleitearam à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, um conjunto incentivos para a agricultura familiar, diante das medidas ...

CORONAVÍRUS | Garantia-Safra prorroga prazo de pagamento de boletos de adesão dos agricultores

Garantia Safra | 25.03.20 | 12:00h

Agricultores familiares que aderiram ao Programa Garantia-Safra (GS) terão mais tempo para pagamento do boleto que confirma sua adesão ao seguro.

Comunidades rurais sergipanas atendidas pelo Projeto Dom Távora participarão do ‘Terra Madre Brasil

Projeto Dom Távora | 13.03.20 | 12:00h

Evento acontece de 11 a 14 de junho em Salvador (BA), sendo considerado o grande encontro do movimento Slow Food pelo direito à alimentação boa, limpa e justa para todos

Secretarias da Agricultura de Sergipe e Bahia planejam intercâmbio de experiências de recaatingamento do semiárido e casas de sementes

Agricultura | 13.03.20 | 11:00h

Na última quarta-feira, 11, o assunto foi discutido em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), com representantes da Seagri Sergipe.

Técnicos do Projeto Dom Távora são capacitados em sistema digital de gestão e monitoramento “Data FIDA”

Projeto Dom Távora | 11.03.20 | 09:30h

Ferramenta foi desenvolvida pelo Programa Semear Internacional e está sendo implementada em todos os Projetos realizados nos estados.