Projeto Dom Távora desperta vocação turística da região do Baixo São Francisco

Projeto Dom Távora | | 18:00h

Associações comunitárias serão beneficiadas pelo governo e serão criados novos produtos e roteiros turísticos para esta região

As Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e do Turismo (Setur), juntamente com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizaram reunião, nesta quinta-feira, 10,  para debater à criação da Rede de Turismo Rural Sustentável do Baixo São Francisco, que será composta por uma rota turística para fomentar o desenvolvimento sustentável nas comunidades beneficiadas pelo Projeto Dom Távora. Atualmente 222 famílias são beneficiadas com ações que permitam a inclusão pelo trabalho e pela renda de maneira sustentável.

Na oportunidade, o secretário de Turismo e Comunicação, Sales Neto, explicou a importância da parceria para o fomento do turismo. "Eles possuem iniciativas isoladas com um grande potencial de produtos turísticos. E nós, como poder público, temos o papel de agentes indutores, para que possamos transformar isso em algo grandioso para nosso turismo", declarou.

Ainda segundo Sales Neto,  o assunto será ampliado em uma segunda reunião com mais atores que atuem com consultoria, assim como com a presença do Sebrae, Senac, prefeituras municipais, secretários de turismo municipais e as próprias associações. "Tudo isso é para que juntos possamos criar novos produtos, novos roteiros e que possamos inserir isso dentro de uma cadeia econômica que gere renda para essa população, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Esse é o objetivo principal, melhorar a qualidade de vida deles através desses produtos produzidos que podem se tornar ótimos atrativos turísticos", pontuou.

De acordo com o secretário da Agricultura, André Bomfim, a parceria só trará benefícios. "Hoje viemos aqui buscar a parceria com a Setur para a construção desse projeto e saímos muito otimistas nesse momento. Esperamos muito em breve a realização da segunda reunião, em que teremos mais envolvidos e assim possamos criar uma nova rota turística na região do baixo São Francisco", relatou.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) analisou a parceria como positiva para o turismo na região. "Eu vejo essa reunião de uma maneira muito positiva em um primeiro contato. Nossa ideia é entender e explanar melhor esse projeto, para identificar as áreas que poderemos auxiliar" contou a professora do departamento de turismo, Jennifer Caroline.

Baixo São Francisco

A Rede de Turismo Rural Sustentável do Baixo São Francisco será composta por uma rota turística, que envolve quatro comunidades diretamente. Ao menos mais seis comunidades dos Municípios de Brejo Grande e Ilha das Flores também são atingidas indiretamente. O projeto tem o objetivo de proporcionar nessa região, o desenvolvimento sustentável por meio do turismo rural sustentável de base comunitária, valorizando a produção local de Brejo Grande e Ilha das Flores, e consequentemente, os povos que tradicionalmente vivem nos municípios.

O projeto Dom Távora visa beneficiar diretamente cinco associações comunitárias: a  Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Bongue/ Povoado Bongue, localizada em  Ilha das Flores; a Associação de Pescadores São Pedro/ Povoado São Pedro, também localizada em Ilha das Flores; a Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo do Brejão dos Negros/Povoado Santa Cruz (Brejo Grande); a Associação de Doceiras e Artesãos do Povoado Saramén/ Povoado Saramén (Brejo  Grande); e a Associação da Comunidade Tradicional dos Pescadores Artesanais da Resina/ Povoado Resina (Brejo Grande).

O projeto irá reformar e estruturar o Centro de Cultura e Gastronomia Sustentável do Povoado Bongue; adquirir embarcação apropriada para o transporte de no máximo 30 pessoas; criar o Entreposto, o Empório ou Mercearia do Baixo São Francisco, e a adquirir móveis e equipamentos para estruturar as ações e vivências formativas já realizadas na comunidade.

Compartilhe


Mais Notícias


Prêmio Semear Internacional de Jornalismo abre inscrições nesta quarta-feira

Projeto Dom Távora | 01.04.20 | 16:10h

Tem início nesta quarta-feira (01/04), o período de inscrições para o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, que irá escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais apoiadas pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento ...

CORONAVÍRUS | Secretários da Agricultura do Nordeste propõem medidas ao governo Federal para minimizar impactos na agricultura familiar

Agricultura | 01.04.20 | 13:00h

A Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe (Seagri) e as demais secretarias Estaduais da Agricultura do Nordeste pleitearam à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, um conjunto incentivos para a agricultura familiar, diante das medidas ...

CORONAVÍRUS | Garantia-Safra prorroga prazo de pagamento de boletos de adesão dos agricultores

Garantia Safra | 25.03.20 | 12:00h

Agricultores familiares que aderiram ao Programa Garantia-Safra (GS) terão mais tempo para pagamento do boleto que confirma sua adesão ao seguro.

Comunidades rurais sergipanas atendidas pelo Projeto Dom Távora participarão do ‘Terra Madre Brasil

Projeto Dom Távora | 13.03.20 | 12:00h

Evento acontece de 11 a 14 de junho em Salvador (BA), sendo considerado o grande encontro do movimento Slow Food pelo direito à alimentação boa, limpa e justa para todos

Secretarias da Agricultura de Sergipe e Bahia planejam intercâmbio de experiências de recaatingamento do semiárido e casas de sementes

Agricultura | 13.03.20 | 11:00h

Na última quarta-feira, 11, o assunto foi discutido em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), com representantes da Seagri Sergipe.

Técnicos do Projeto Dom Távora são capacitados em sistema digital de gestão e monitoramento “Data FIDA”

Projeto Dom Távora | 11.03.20 | 09:30h

Ferramenta foi desenvolvida pelo Programa Semear Internacional e está sendo implementada em todos os Projetos realizados nos estados.