Fest Cabra de Porto da Folha reúne melhores animais da região Alto Sertão de SE

Pecuária | | 13:35h

A caprinocultura é considerada importante atividade econômica para a região. Segundo dados da Emdagro o rebanho de caprinos e ovinos em Sergipe tem crescido em quantidade e qualidade

Produtores de caprinos que participam da 2ª Festa da Cabra Leiteira do município Porto da Folha em Sergipe destacam a importância do setor para a região. O evento promovido pela Associação dos Produtores e Criadores de Caprinos de Porto da Folha (APCC), entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro, movimentou o Parque das Cabras localizado na sede do município. Na programação bem diversificada constam cursos, torneio leiteiro de caprinos, exposição de animais e atividades recreativas. A festa reúne os melhores animais da região do Alto Sertão e tem o objetivo de estimular a cadeia produtiva da caprinocultura.

O caprinocultor Valtenis da Silva Gonçalves fala das oportunidades deste setor produtivo. “A criação de cabras é mais uma renda para quem vive no interior onde maior parte dos meses sem chuva. É um tipo de animal que não sofre tanto no tempo de seca. A gente recebe muitos pedidos tanto da carne e também do leite”.

“A maioria aqui são pequenos produtores, mas com animais muito bons”, diz outro produtor, Jonathan Cardoso, de 19 anos. Ele conta que ajuda o tio na criação dos animais e demonstra maturidade quando fala de quantidade e qualidade do rebanho. “Não adianta a gente ter muitos animais e não ter comida pra dar aos bichos. Eu e meu tio temos quatro fêmeas e um reprodutor. É melhor ter poucos animais, mas com raça de boa qualidade”, completa Jonathan.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). A secretária da Agricultura, Rose Rodrigues, confirma que esta atividade produtiva é uma alternativa importante para o semiárido. “Essa é mais uma ação que apoiamos na cadeia produtiva dos caprinos e a ovino porque entendemos como alternativa para convivência da mulher e do homem do campo com a seca. Além disso, com a crise civilizatória que presenciamos nas cidades com a falta de emprego, é uma forma de assegurar uma atividade produtiva para os jovens do campo”, argumentou Rose.

A secretária explicou que um evento como esse não se realiza sem o apoio da Emdagro que faz toda assistência técnica aos animais e atesta as condições sanitárias e de saúde animal. Ressaltou também a participação do governo por meio do Projeto Dom Távora que disponibilizou o consultor em ovinocaprinocultura, Reginaldo de Souza Guedes Filho, para capacitação dos produtores, e a assessoria de Franuel Fagner de Manoel de Rosinha para colaborar na organização.

“Vejo essa atividade em Porto da Folha como um complemento do intercâmbio que a Secretaria da Agricultura de Sergipe promoveu com os estado de Pernambuco e Paraíba. Levamos um grupo de produtores apoiados pelo Projeto Dom Távora para conhecer a experiência do Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Sertânia, em Pernambuco, e do Condomínio Agroindustrial de Amparo na Paraíba. Muitos dos que estão aqui participaram do intercâmbio e estão aplicando conhecimentos em termos de administração do negócio e aproveitamento da carne e do leite”, disse o assessor da Seagri Franuel.

O rebanho em sergipano

Segundo dados da Emdagro o rebanho de caprinos e ovinos em Sergipe tem crescido em quantidade e qualidade. Consta que Sergipe tem um rebanho com uma boa genética de caprinos e ovinos, que não deixa a deseja em relação a outros estados do Brasil. A estimativa é de um rebanho de 150 mil ovinos e 70 mil caprinos em todo o estado, com maior quantidade de animais no alto sertão sergipano.

 

Por Ednilson Barbosa Santos

Fotos: Patrícia Dantas Rodrigues

Compartilhe


Mais Notícias


Seagri amplia participação de jovens, mulheres e comunidades tradicionais no CEDRS

CEDRS | 07.12.18 | 12:46h

As políticas públicas de desenvolvimento para o campo são para todos os segmentos, mas prioritariamente para as pessoas que se encontram invisíveis aos olhos da sociedade”, diz Rose Rodrigues

Relatório Final do Processo de Seleção de Consultor em Monitoria e Avaliação para o Projeto BRA/14/008

Projeto Dom Távora | 06.12.18 | 09:40h

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca apresenta o relatório final do processo de seleção de Consultor em Monitoria e Avaliação para o Projeto BRA 14/008, realizado através do PNUD – Programa para o ...

Seagri de Sergipe e Bahia Pesca trocam de experiência sobre terminal pesqueiro

Pesca | 27.11.18 | 19:32h

“A principal contribuição da empresa Bahia Pesca é ter transmitido a ideia de que o Terminal Pesqueiro é um fomentador, um ponto inicial de fortalecimento de uma atividade que gera muito emprego, renda e melhora a questão social para ...

Governo viabiliza apoio para produção de mudas de citros

Fruticultura | 23.11.18 | 09:55h

Essa ação vai ajudar na renda das famílias dos produtores de mudas e também na renovação dos pomares.

Agricultores receberão recursos do Garantia-Safra em dezembro

Garantia Safra | 20.11.18 | 14:22h

Ao todo, são 13.706 agricultores familiares cadastrados, o que corresponde a uma expectativa de se aplicar R$ 11.650.100,00 na economia dos municípios atingidos pela seca.

Servidores da Seagri, atualize-se | E-Social

Agricultura | 19.11.18 | 09:13h

A gestão de pessoal da SEAGRI informa que está disponível o formulário para que todos os servidores façam atualização dos dados no E-Social. O preenchimento do cadastro é obrigatório e deve ser enviado no período de 19 a 30 de novembro ...