Decreto de Agroecologia Estadual é regulamentado pelo Governo do Estado de Sergipe.

Agricultura | | 07:27h

O Decreto de Agroecologia de nº 40.051 que regulamenta a Lei 7.270/11, acaba de ser sancionado pelo Governo Do Estado de Sergipe. É uma grande vitória para a população camponesa que entende a Agroecologia como um modo de vida adequado para o rural Brasileiro.

O Decreto de Agroecologia de nº 40.051 que regulamenta a Lei 7.270/11, que acaba de ser sancionado pelo Governo Do Estado de Sergipe é uma grande vitória para a população camponesa que entende a Agroecologia como um modo de vida adequado para o rural Brasileiro.


Esse regramento tem por objetivo integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutores da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica, como contribuição para o desenvolvimento sustentável, possibilitando melhoria de qualidade de vida à população por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais. 


Construído de forma participativa, o decreto surgiu pela preocupação da sociedade civil e das organizações sociais do campo sobre a necessidade de se produzir alimento em quantidade e qualidade necessárias, com o menor impacto possível ao meio ambiente e à vida. A expectativa é valorizar o conhecimento camponês que maneja a sociobiodiversidade conservando sementes, que em Sergipe chamamos de “Sementes da Liberdade”, promover o protagonismo feminino no meio rural, avançar no processo de transição agroecológica para coibir o uso indiscriminado de venenos na zona rural e por fim, garantir o estabelecimento de territórios camponeses livres de veneno e transgênicos.

O horizonte é colocar um corpo técnico de servidores dos órgãos estaduais, federais e de representantes das organizações sociais do campo para desenhar um Plano Estadual de Agroecologia, um objetivo que atendam demandas agroecológicas de diversas naturezas, como: incentivo aos defensivos naturais, conservação de sementes crioulas, sistematização de conhecimento agroecológico, comercialização agroecológica e certificação participativa.

A Agricultura Camponesa é parte dessa construção!

Compartilhe


Mais Notícias


Vereadores de Estância pedem apoio da Seagri para evitar interdição do matadouro

Pecuária | 12.11.18 | 22:39h

A secretária Rose Rodrigues vai visitar o matadouro, acompanhada da diretoria de Saúde Animal da Emdagro. O pedido foi feito pelo legislativo e executivo municipal que procuram evitar encerramento do abate de gado local.

Secretaria da Agricultura de Sergipe participa do encontro regional de Sindicatos Rurais

Pecuária | 09.11.18 | 16:16h

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, reafirma o compromisso de continuarmos trabalhando juntos em favor da agricultura familiar

Crédito Fundiário possibilita acesso à terra para mais 43 famílias de agricultores em Lagarto

Crédito Fundiário | 06.11.18 | 12:17h

O município de Lagarto chega a 20 propriedades adquiridas pelo Programa de Crédito Fundiário, totalizando R$ 14.629.911,05 investidos.

Secretária da Agricultura de SE pede prioridade na liberação de recursos para o Terminal Pesqueiro

Pesca | 19.10.18 | 11:01h

"Há indicativo de investimento em torno de R$ 10 milhões, ainda este ano, para ações de agricultura e pesca em parceria com o Governo Federal", destaca a secretária da Agricultura de Sergipe, Rose Rodrigues.

Secretaria de Estado da Agricultura abre novos processos de seleção de consultores para Projeto Dom Távora

Projeto Dom Távora | 21.06.18 | 22:35h

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriram editais para contratações de (6) consultores com habilidades em aquicultura para ...

Resultado da seleção de consultores para o Projeto BRA /14/008.

Projeto Dom Távora | 20.06.18 | 22:26h

O TOR foi publicado em 23.05.2018 para o período de inscrições de 23.05 a 01.06 de 2018 e objetivando a contratação de consultoria por produto, de 01 especialista em gerenciamento financeiro de projetos, 15 consultores em assistência técnica ...