Parceria: gestão de biofábrica em Sergipe é discutida entre Seagri, Emdagro e SergipeTec

Agricultura | | 08:48h

Redução do custo da produção agrícola e redução do uso de agrotóxico. Essas duas vertentes justificam todo esforço que estamos fazendo para colocar a biofábrica para funciona.

A secretária da Agricultura Rose Rodrigues e diretores da Emdagro, Jefferson Feitosa (presidente) e Gismário Nobre (diretor técnico) participaram na manhã desta terça-feira, 29, de reunião com o presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Manoel Hora, e equipe técnica das duas instituições. Eles trataram do funcionamento da Biofábrica - Unidade de Produção de Inimigos Naturais (UPIN) que passará a ser coordenada pela Emdagro a partir de um acordo de cooperação entre as instituições.

O diretor técnico da Emdagro, Gismário Nobre disse que a Biofábrica vai trabalhar com foco na prevenção e controle de pragas e doenças, a exemplo da praga da mosca negra que atinge os pomares sergipanos. “Aqui nós temos as condições de trabalhar com o que há de mais moderno em termos de produção de inimigos naturais contra pragas e doenças”.

As vantagens foram reforçadas pelo pesquisador da Emdagro e coordenador da UPIN, Marcelo Mendonça. Ele acrescentou que a estrutura física Biofábrica, quando estiver em pleno funcionamento, terá capacidade de produção de organismos para controle biológico em grande escala. “Inclusive a produção poderá ser utilizada não só por Sergipe, mas para outros Estados como a Bahia”, enfatizou o pesquisador.

Para a secretária Rose Rodrigues essa iniciativa é muito importante porque vai fomentar e fortalecer a agricultura familiar no estado e todos que estão envolvidos com a questão da produção sustentável. “É algo que vai contribuir com a defesa agroecológica, uma ação que pode inibir o uso de agrotóxico. Então vejo com muita alegria o fato de termos um empreendimento dessa monta pronto, faltando pouco para entrar em funcionamento. Estamos justamente discutindo uma saída para colocarmos em atividade o quanto antes, considerando o impacto que gerará na agricultura do estado de Sergipe de um modo geral”.

“Para nós do Parque Tecnológico Rosalvo Alexandre é uma satisfação muito grande contar com a visita da secretária da Agricultura, o presidente da Emdagro e sua equipe técnica, porque a área biotecnológica é um dos nossos pilares”, destacou o presidente do SergipeTec, Manoel Hora.

“Trabalhamos forte com biotecnologia e tecnologia de informação. Essas duas áreas compõem fortemente a estrutura do Parque. Nós precisamos dessa parceria com a Seagri e Emdagro para que as coisas possam acontecer. A estrutura está pronta, os equipamentos comprados, precisamos agora colocar para funcionar. Essa é, agora, nossa missão para o bem de Sergipe, possibilitando o fornecimento de produtos acessíveis aos agricultores em duas frentes: redução do custo da produção agrícola e redução do uso de agrotóxico. Essas duas vertentes justificam todo esforço que estamos fazendo para colocar a biofábrica para funciona”, argumentou Manoel.

Compartilhe


Mais Notícias


Decreto de Agroecologia Estadual é regulamentado pelo Governo do Estado de Sergipe.

Agricultura | 15.06.18 | 07:27h

O Decreto de Agroecologia de nº 40.051 que regulamente a Lei 7.270/11, acaba de ser regulamentado pelo Governo Do Estado de Sergipe. É uma grande vitória para a população camponesa que entende a Agroecologia como um modo de vida adequado para o ...

Artesanato sergipano recebe investimento do Projeto Dom Távora

Projeto Dom Távora | 06.06.18 | 21:59h

O projeto realizou oficina para bordadeiras de cinco municípios que trabalham com ponto cruz, richelieu e rendendê. Elas tiveram como inspiração estética o artista sergipano Artur Bispo do Rosário.

Gestoras da Agricultura e de Planejamento de Poço Verde reuniram-se com a secretária de estado Rose Rodrigues

Projeto Dom Távora | 06.06.18 | 15:25h

Secretárias da Agricultura e do Planejamento de Poço Verde, Adriana Souza e Rita de Lula reuniram-se na Seagri para discutir com a secretária da agricultura do estado Rose Rodrigues, quanto às ações do Estado para o município de Poço Verde.

Sergipe participa de cooperação técnica interestadual para comunidades tradicionais

Agricultura | 31.05.18 | 12:53h

A iniciativa foi discutida e planejada no Fórum de Gestores Estaduais de Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais

Secretária da Agricultura de Sergipe participa do IV Encontro Nacional de Agroecologia

Agricultura | 30.05.18 | 20:33h

O IV ENA tem como desafio principal promover espaços de diálogo entre o campo e a cidade

Seagri e Banco do Nordeste dialogam sobre custeio para safra 2018

Agricultura | 30.05.18 | 09:00h

O objetivo é adotar uma medida emergencial para financiar a safra até que se realize novo zoneamento para a citricultura.