1 - Secretária de Estado da Agricultura

Nome: Maria Rosilene Bezerra Rodrigues

Cargo: Secretária de Estado de Agricultura, Desenvolvimento agrário e da Pesca.

Professora, assistente social e bacharel em direito, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, conhecida como rose, vem de uma história de luta desde o movimento estudantil secundarista. Na luta estudantil foi presidenta do Diretório Central dos Estudantes - DCE/UFS, de 2000 a 2002, onde obteve várias conquistas em prol dos estudantes e apoiou as lutas dos demais movimentos sociais. Nesse contexto despontou como defensora das minorias, da igualdade social e pelo fim da exploração do homem pelo homem.

De 2003 a 2004 prestou serviços de assessoria as famílias assentadas da reforma agrária, quilombolas e indígenas do semiárido sergipano, através do centro José Brandão de Castro - CDJBC.

Esteve à frente da Coordenação de Relação com a Comunidade - CRC através da Secretaria Extraordinária de Participação Popular- Orçamento Participativo na prefeitura municipal de Aracaju no primeiro mandato do então prefeito Marcelo Déda.

Em 2005, Rose, ingressou na luta dos movimentos sociais, pela Caritas Diocesana de Propriá, na luta pela reforma agrária e quilombola. Nessa contenda abraça então a causa da segurança alimentar e nutricional, quando nesse mesmo ano, assumiu a coordenação do primeiro Programa Estadual de Segurança Alimentar e nutricional - PSAN, em Sergipe, em área de projeto de assentamentos, acampamentos pelo acesso à terra, quilombola, e território indígena. E por esta causa luta até hoje, associada as demais.

Em 2005, como professora substituta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe - UFS, trouxe para academia o estudo dessa política pública, inserindo seu conteúdo nas disciplinas que lecionava: política social no brasil e questão social. Essa política pública fora iniciada no brasil no início dos anos 90, mas desarticulada pelos governos da época e retomada em 2003, pelo governo lula.

Como professora da UFS, também orientou produções de monografias sobre segurança alimentar e nutricional; orientou estágios supervisionados e projetos de intervenção. Dirigiu oficinas e ministrou diversas palestras sobre o tema da segurança alimentar e nutricional.

A partir de 2009, foi eleita presidenta do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Sergipe - CONSEAN-SE, para mandato de dois anos. Em 2011 foi eleita presidenta de honra da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Findado o mandato até a data de hoje vem fazendo voluntariamente assessoria para o Conselho, dando inúmeras contribuições, como: elaboração da legislação estadual de segurança alimentar e nutricional do estado de sergipe; assessoramento aos municípios sergipanos na construção do Sistema Estadual e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

De 2011 a 2012, foi coordenadora estadual do programa de aquisição de alimentos - PAA, na seides. Estendeu o acesso a mais usuários, inovou a gestão do programa, através de instrumentos, que contribuíram para melhorar a transparência de recursos financeiros do erário público.

Em 08 de março de 2018, dia da mulher o governador Jackson Barretosra nomeia Sra. Maria Rosilene rodrigues, secretária de estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca.