Solos

Na faixa da baixada litorânea banhada pelo Oceano Atlântico, são encontradas as Areias Quartzosas Marinhas Distróficas (AMd), de norte a sul do litoral. Após esta faixa ocorrem associações de Podzol (P) com Areias Quartzosas Marinhas Distróficas. Na área de influência das marés, nas margens dos rios que deságuam no Atlântico, predominam Solos Indiscriminados de Mangues (SM1) e suas associações com Solos Aluviais Distróficos (SM2). Nos tabuleiros costeiros, faixa com largura aproximada de 30 km, situada a partir da baixada litorânea e paralela a esta, predominam os solos Podzólicos Vermelho Amarelos (PV) e várias associações. Mais ao nordeste do estado, em áreas dos municípios de Japaratuba, Pacatuba e Japoatã, há grandes ocorrências de solos arenoquartzosos profundos, não hidromórficos, do tipo Areias Quartzosas Distróficas e associações.

Na faixa correspondente ao agreste, zona de transição entre os tabuleiros costeiros e o sertão semi-árido, sua porção superior, situada na bacia do rio São Francisco e em área que abrange parte ou a totalidade dos municípios de Cedro de São João, Propriá, Ampara do São Francisco, Aquidabã, Graccho Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Gararu e Porto da Folha, há forte ocorrência de Solos Litólicos Eutróficos (RE) e suas associações, caracterizados pela pedregosidade. Na porção central dessa faixa, são mais comuns os solos Podzólicos Equivalentes Eutróficos (PV) e suas associações, enquanto na porção inferior da faixa há fortes ocorrências de planosolos, a exemplo de Planosol Solódico + Planosol Solódico Eutrófico e outras associações, intercaladas com áreas de Solos Litólicos Eutróficos.

Na faixa mais a oeste, correspondente ao alto sertão semi-árido, ocorrem, freqüentemente Solos Litólicos Eutróficos (RE), com grande pedregosidade, com maior intensidade nas porções superior e central da área. No extremo noroeste, em porções dos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, ocorrem solos de alto valor, do tipo Bruno não Cálcico (NC). Em áreas dos municípios de Carira, Pedra Mole e Simão Dias ocorrem Cambisolos (Ce). No extremo sudoeste, no município de Poço Verde, verifica-se a existência de Planosol Solódico Eutrófico (PLSe), enquanto na maior parte desse município e no vizinho município de Tobias Barreto há predominância de solos halomórficos Solonetz Solodizado, intercalados com Solos Litólicos Eutróficos (RE).